A brasileira Vanessa Fournier tem uma história de superação daquelas que enchem o coração de esperança. Hoje ela cozinha para vários artistas e pessoas influentes, mas nem sempre foi assim.
Vanessa chegou nos Estados Unidos no final de 2019 grávida de 6 meses do terceiro filho e com muitos sonhos na bagagem. “No começo de 2019 eu descobri que eu estava grávida do meu terceiro filho. Descobri que estava grávida em uma semana e na outra semana meu marido perdeu o emprego. A gente sabia que existia a possibilidade de conseguirmos green card, por causa do currículo dele, da experiência de trabalho que ele tinha. Resolvemos arriscar tudo que tínhamos no processo do Green card e tentar mudar de vida”.
Os desafios estavam apenas começando. A brasileira conta que já saiu do país pensando no que poderia trabalhar para ajudar o marido e a culinária, uma paixão antiga, falou mais alto.
“A culinária foi uma coisa que eu sempre gostei muito. Minha família tinha restaurante no Brasil, padarias, e eu cresci nesse meio. Minhas tias, minha mãe, minha avó, todas são cozinheiras de mão cheia. Cozinha na minha casa sempre foi um lugar de afeto, um lugar cheio de gente, um lugar de conversar boa, lugar de comida boa, que traziam boas memórias, boas lembranças, boas saudades. Então eu pensei que era isso, que eu queria trabalhar com isso aqui”, revelou.
A cozinheira que hoje faz sucesso, também relembrou a infância dos dois outros filhos, em que se sentia frustrada por não exercer uma outra profissão, além de mãe em tempo integral.
“Durante uns bons anos da minha vida eu abri mão de tudo pra ficar por conta deles e da casa. Assim virei dona de casa. Isso me deixava muito feliz por um lado, porque eu podia acompanhar o desenvolvimento deles. Mas, eu queria a minha independência financeira, eu queria construir a minha história, mas ao mesmo tempo não tinha espaço pra isso porque não tinha dinheiro pra pagar babá pra ficar com eles pra eu poder sair pra trabalhar.”
Enxergando as possibilidades
Tudo começou a mudar quando Vanessa enxergou, nos EUA, a escassez de certos segmentos de culinária, e transformou isso em uma oportunidade.
“Vi que o mercado de comida vegana e comida fitness aqui em Orlando, era muito fraca. As pessoas focam muito em outras coisas e a partir disso, eu comecei a focar nesse ponto sozinha. Tudo sem apoio de ninguém, sem ninguém por trás. Depois eu fui entrando em contato com várias pessoas famosas que moram aqui, pedindo uma oportunidade divulgar meu trabalho e fui fazendo, fui conhecendo algumas pessoas. Dois meses depois começou a pandemia, então não tinha trabalho pra ninguém. No entanto, no meio da pandemia o meio trabalho começou a ficar conhecido e eu comecei a entrar em contato com pessoas famosas para pedir uma oportunidade. Algumas dessas pessoas foram me dando apoio e me dando força, e eu fui divulgando e aí meu trabalho comeu a ficar conhecido.”
Após alguns problemas, a cozinheira precisou trabalhar em outros restaurantes para conseguir ainda mais experiência, o que aconteceu. Junto a isso, ela se viu sobrecarregada e decidiu voltar a empreender.
Hoje, com a volta dos eventos, Vanessa presta serviços a empresa Utnick Productions, além de várias outras grandes empresas de pessoas conhecidas no meio dos famosos.
“A vida que vale muito a pena, mas a gente tem que ter muito foco, muita garra, muita força de vontade e saber muito bem aonde você quer chegar. Abri mão de muitas coisas porque não é fácil, é uma vida solitária, você não tem amigo, você não tem família, você não tem nada no começo, você tem só a sua vontade de vencer e fé em Deus. Sem Ele nada seria possível. Todo esse sonho teve a mão dele estendida em todos os momentos para mim.”
E essa vontade de vencer tem feito com que Vanessa abra ainda mais portas e chegue cada vez mais longe rumo ao sucesso e à felicidade.