Um dia de sol e ondas de um metro a um metro e meio brindou as finais do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, na Praia de Itacoatiara, neste domingo (05/06), em Niterói. Os capixabas, Lucas Nogueira e Neymara Carvalho, conquistaram o título na categoria profissional masculino e feminino.
Na categoria Open feminino, a atleta Bianca Simões, também do Espírito Santo, sagrou-se campeã e, no Master masculino, o niteroiense Gugu Barcellos ficou em primeiro lugar. Na prova para Pessoas com Deficiência (PCD) o grande campeão foi Vagner Andrade, atleta de São Paulo. Destaque para o cearense José Augusto que subiu no pódio duas vezes ao conquistar os títulos nas categorias Open e Sub-18.
– Fiquei muito feliz de conseguir essas duas finais aqui em Itacoatiara, uma praia com ondas muito fortes e condições que exigem um alto nível técnico e preparo físico – afirmou José Augusto.
As competições fizeram parte de mais um dia de atrações do megafestival Itacoatiara Pro 2022, que contou ainda com provas de canoagem, no domingo (05/06) pela manhã, na Praia de Itaipu, envolvendo 60 atletas, em oito categorias. Destaque para a remadora Sofia Crispim de Carvalho, de apenas 14 anos, que fechou a prova de 15km, na categoria Júnior Feminino, com o tempo de 2 horas e 31 minutos (confira o ranking dos premiados em todas as categorias logo abaixo). O megafestival, que reúne centenas de atletas, disputando provas e campeonatos em sete modalidades, recebe também mais de 20 shows e exposições artísticas, até o dia 26 de junho, na cidade de Niterói, Região Metropolitana do Rio.
– Agradeço aos representantes da Confederação Brasileira, à comissão técnica das provas e campeonatos e todos os atletas que participaram desse múltiplo evento esportivo que é a ponta do iceberg do megafestival de esportes e música que estamos promovendo na cidade com o apoio da prefeitura e diversas grandes marcas e renomados atletas incentivadores – ressaltou Giuliano Lara, idealizador do Itacoatiara Pro, lembrando que a partir desta segunda-feira (06/06) se inicia a janela para o Mundial de Bodyboarding, etapa da Corporação Internacional de Bodyboarding (IBC), também nas ondas grandes e tubulares de Itacoatiara, reunindo profissionais de mais de 20 nacionalidades.
Mundial de Bodyboarding começa nesta segunda (06/06) com previsão de ondas de 3 metros
Com etapas no Chile, Brasil, Hawaii, Maldivas, Espanha, Portugal e França, o Campeonato Mundial de Bodyboarding deverá seguir de hoje (06/06) até o dia 16 de junho no Brasil, sendo uma das principais atrações esportivas do megafestival, envolvendo cerca de 100 atletas profissionais na disputa pelo título e mais de R$ 150.000 em premiações.
– A previsão é de um forte swell entrando na praia de Itacoatiara até o fim desta semana, o que deverá proporcionar ondas gigantes de até 3 metros ou mais para a disputa das finais desta etapa do mundial. Vai ser bastante desafiador para nós competidores e ao mesmo tempo um grande espetáculo para quem assiste – adianta o big rider, Dudu Pedra, atleta natural de Niterói que atuou como árbitro do campeonato brasileiro terminado ontem (05/06) na cidade e atual Top 8 do circuito internacional da modalidade.
Surfe, Skate, Parapente, Vela e Mountain Bike Downhill completam megafestival
Uma série de outras provas e campeonatos acontecem ainda ao longo do mês em diversos pontos de Niterói, nas modalidades Mountain Bike Downhill (11 e 12 de junho), Parapente (17 e 18), Surfe (17 a 22), Vela (25 e 26) e Skate – esta última com dois finais de semana de competições (17 e 18 e 25 e 26 de junho), sob a curadoria do skatista Bob Burnquist – o maior recordista de medalhas dos X-Games, atual campeão da Megarampa e mais de 10 vezes campeão mundial da modalidade.
Simultaneamente, os shows e exposições artísticas do festival acontecem na Praia de São Francisco e na Praça José Martí, que fica ao lado do Skate Park de São Francisco, onde se concentram as competições de skate. Todos os locais das disputas e a programação cultural completa podem ser conferidos no site itacoatiarapro.com.br e também nas redes sociais (@itacoatiarapro) do evento.
A etapa do mundial de bodyboarding pode ser acompanhada ao vivo pela página da Corporação Internacional de Bodyboarding (IBC) no Youtube, aqui.
O Itacoatiara Pro 2022 conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, secretaria de Esportes e Lazer, secretaria de Meio Ambiente, Funarte, UFRJ, além de marcas e patrocinadores como Grupo Petrópolis, PredialNet, SGA Toyota, EcoPonte, Burnkit e Havaianas.
Confira o resultado do Brasileiro de Bodyboarding
Categoria Pro Feminino
1⁰ Neymara Carvalho (ES)
2⁰ Maylla Venturin (ES)
3⁰ Maira Viana (ES)
3⁰ Francis Aoto (PR)
Categoria Pro Masculino
1⁰ Lucas Nogueira (ES)
2⁰José Willame (CE)
3⁰ Sócrates Santana (RJ)
3⁰ Sérgio Machado (SP)
Categoria Open Feminino
1⁰ Bianca Simões (ES)
2⁰ Clara Ponte (CE)
3⁰ Yanna Pientznauer (RJ)
4⁰ Duda Vidal (RJ)
Categoria Master 35
1⁰ Gugu Barcelos (Niterói – RJ)
2⁰ Felipe Mendes (RJ)
3⁰ Diogo Taboada (RJ)
4⁰ Valdinei Nunes (RJ)
Categoria Open Masculino
1⁰ José Augusto (CE)
2⁰ Misael Cesario (BA)
3⁰ Zacarias Nunes (CE)
4⁰ Davi Correa (ES)
Categoria Sub 18
1⁰ José Augusto (CE)
2⁰ Misael Cesario (BA)
3⁰ Paulo Galatti (ES)
4⁰ Gabriel Ferrer (AL)
Categoria PCD
1⁰ Vagner Andrade (SP)
2⁰ Ricardo Rodrigues (RJ)
3⁰ Everton Luiz (RJ)
Confira o resultado das provas de Canoagem (VAA)
Categoria Júnior Feminino
1⁰ Sofia Crispim de Carvalho
Categoria Júnior Masculino
1⁰ Kaique Passos Ramos
2⁰ Rudah Cariba Bosi
3⁰ Abner Junior
4⁰ Mandi Domingues Frias
Categoria Open Feminino
1⁰ Adriana Soares Gomes
2⁰ Raysa Araujo de Oliveira Ribeiro
Categoria Open Masculino
1⁰ Igor Lourenco Oliveira
2⁰ Andre Guerbatin
3⁰ Rodrigo Fernandez
Categoria Master 40 – Feminino
1⁰ Giselle Banjar Leal
2⁰ Silvana Carsetti Master
3⁰ Paola Viniegra
Categoria Master 40 – Masculino
1⁰ Gustavo Jacobi de Faria
2⁰ Chico Viniegra Master
3⁰ Massimo Emilio Novello
Categoria Master 50 – Feminino
1⁰ Ana Paula Amorim Mendes
2⁰ Chiche Perez Barbieri
3⁰ Claudia Badano
Categoria Master 50 – Masculino
1⁰ Carlos Chinês
2⁰ Alexandre Cumeira
3⁰ Leonardo Crespo