Nesta sexta-feira (6/5), o Detran.RJ realizou mais uma ação da campanha Maio Amarelo. Agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do departamento abordaram, de forma lúdica, pedestres que passavam pela Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.
A ação tem como objetivo alertar o cidadão para o alto índice de imprudência no trânsito. Agentes distribuíram folhetos informativos e orientaram sobre os principais cuidados que motoristas e pedestres devem ter no trânsito, como usar corretamente o cinto de segurança, atravessar sempre na faixa de pedestre, não dirigir falando ao celular, entre outros.
Ontem (5/5), a ação educativa também aconteceu em Nilópolis. A blitz da Educação, em parceria com agentes municipais, abordou e alertou os motoristas com panfletos educativos.
Ao longo do mês de maio, essas ações vão acontecer em vários pontos da capital e do interior do estado. Com o tema “Juntos salvamos vidas”, o departamento pretende alcançar cada vez mais cidadãos, tornando-os multiplicadores de boas práticas no trânsito.
Na última quarta-feira (4/5), o Detran.RJ lançou a campanha Maio Amarelo. O monumento Cristo Redentor e a sede do órgão, no Centro do Rio, foram iluminados na cor amarela.
Fotos/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ
AUMENTO NO ÍNDICE DE VÍTIMAS JOVENS
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados em 2021 no Estado do Rio 17.760 acidentes, com 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito. Estatísticas do Detran.RJ revelam ainda que as principais vítimas do trânsito são homens jovens, entre 18 e 29 anos. Além disso, as crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos incompletos, mesmo não sendo os agentes principais do trânsito, representam cerca de 5% das vítimas a cada ano.