hemifilico-360x240

Este dia foi escolhido em 1989, pela Federação Mundial de Hemofilia, para marcar a conscientização sobre a Hemofilia, por ser o dia de aniversário de Frank Schnabel, fundador desta reconhecida organização internacional.

No dia 17 de Abril, diversas ações são realizadas em todo o mundo, com a finalidade de conscientizar a sociedade e difundir informações sobre a Hemofilia, doença de von Willebrand e as demais desordens hemorrágicas hereditárias que, no Brasil, afetam mais de 28 mil pessoas.

Com o tema “Seu direito no tratamento, uma vida sem sangramento” , a campanha de 2022 da ABRAPEHM tem como propósito incentivar as pessoas com hemofilia e suas famílias a buscarem continuamente mais informações sobre o tratamento, construindo o conhecimento através da atuação conjunta de todos os envolvidos neste contexto, como pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, influenciadores, tomadores de decisão e comunidade.

Em alusão a esta data, a ABRAPHEMestá realizando em 2022 as seguintes ações:

Entre os dias 13 e 18/04 – ILUMINAÇÃO DE MONUMENTOS EM VERMELHO:

Confirmados:

DISTRITO FEDERAL:Congresso Nacional

SÃO PAULO: Ponte Estaiada do Morumbi, Estátua Borba Gato, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo, Biblioteca Mário de Andrade, Hospital São Camilo, Hospital IGESP, Hospital Emílio Ribas e Secretaria da Saúde.

AMAZONAS: Teatro Municipal de Manaus

PARANÁ: Barragem do Lago Igapó, Biblioteca Municipal, Viaduto 10 de Dezembro, Monumento O Passageiro e Arena da Baixada (Atlético Paranaense)

RIO GRANDE DO NORTE: Palácio Felipe Camarão,sede da prefeitura de Natal

SANTA CATARINA: Ponte HercílioLuz — Florianópolis

RIO DE JANEIRO: Castelo Mourisco — Fiocruz, Arcos da Lapa, Palácio Pedro Ernesto — Câmara dos Vereadores e Museu da Vida.

MINAS GERAIS:Museu das Artes de BH

SOBRE A ABRAPHEM

A ABRAPHEM é uma associação sem fins lucrativos que representa e defende os direitos das pessoas com hemofilia a nível nacional,exercendo o controlesocial na fiscalização e implementação de politicas publicas de saúde e sócio assistenciais para favorecer o acesso ao tratamento de qualidade e bem-estar das pessoascom hemofilia e seus familiares, além de informare capacitar pacientes, familiares e profissionais para a realização do tratamento adequado.

Anualmente, a ABRAPHEM tem feito ações de conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento adequados da hemofilia e outras desordens hemorrágicas hereditárias, assim como de politicas inclusivas para amparar os direitos sócio assistenciais desses pacientes, através da iluminação de monumentos públicos em vermelho, em vários estados das 5 regiões do pais,no Dia Mundial da Hemofilia, em 17 de Abril.

Humor/Colaboração: Netto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *