As movimentações do Pix, que é usado por milhões de brasileiros, podem ser afetadas e até paralisadas. Isso porque os servidores do Banco Central entraram em greve na manhã de hoje (sexta-feira/1º), em um movimento de reivindicação por reajuste de salários.
Desde 17 de março, os funcionários do BC têm realizado paralisações diárias de quatro horas, das 14h às 18h. Esse movimento dos últimos dias não afetou as operações do Pix, mas os servidores alertam quanto à possibilidade de interrupções acontecerem a partir de agora.
As paralisações, no entanto, já tiveram impacto sobre uma série de atividades exclusivas do BC, causando atrasos na divulgação do Boletim Focus, no resultado do Questionário Pré-Copom, nos dados de fluxo cambial e até mesmo na apuração diária da taxa de câmbio de referência, mais conhecida como Ptax. Mas há versões que isso pode ser apenas especulações, para chamar a atenção para a greve, pois os movimentos de transações financeiras feitos pelo Pix são totalmente automáticos.