Mostra apresenta trabalhos artísticos de empreendedoras da cidade
A Casa das Artes, no bairro Zé Garoto, recebe a exposição “Mulheres que fazem de seus sonhos uma arte”, com obras de artistas e artesãs da cidade de São Gonçalo. Até o dia 26 de março, o público poderá conferir a exposição, realizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
“Ao abrir as portas da Casa das Artes, estamos dando a oportunidade para essas empreendedoras mostrarem seu talento e criatividade. São verdadeiras artistas que, com seu trabalho, transformam a matéria-prima, que pode ser material reciclado, em belíssimos objetos de arte. Com o convívio nas capacitações que a Secretaria de Assistência Social ofereceu, fomos descobrindo maravilhosos talentos que nos levaram a montar essa exposição. Não tenho dúvidas que será um sucesso”, disse a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva.
A primeira-dama, Dona Marinete Ruas, falou sobre as iniciativas de valorização da mulher que vem ocorrendo desde o início do governo do Capitão Nelson.
“Moro aqui há 60 anos e nunca vi nada igual acontecendo na cidade. O governo Capitão Nelson vem dando oportunidade para a mulher gonçalense mostrar suas qualidades. Estou encantada com esse trabalho que vem sendo realizado” , disse.
O secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio, falou da importância da expressão artística das mulheres.
“Quando eu vejo uma mulher com a liberdade de expressar a arte, o que ela está sentindo, eu vejo a dignidade. Parabenizo cada arte aqui representada. Isso expressa toda força, carinho e sentimento que vem dessas mulheres”, disse o secretário.
O secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, que cedeu a Casa das Artes para a mostra, falou da importância da exposição.
“Essas artesãs vem desenvolvendo um grande trabalho, como podemos ver nessa exposição. A Secretaria de Turismo e Cultura está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas como essa”, disse o secretário, que lembrou ainda do edital de incentivo à cultura, que será lançado em breve, para fomentar trabalhos de artistas gonçalenses.
O secretário de Governo, Fábio Araújo, destacou a importância do trabalho realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
“ A mulher cada vez mais tem espaço em São Gonçalo e espaço no governo. A qualidade da exposição me surpreendeu e estão todas de parabéns. Que esse seja o primeiro passo para alçar voos muito maiores. Todo esse trabalho foi realizado em integração e o prefeito é muito incisivo no sentido da integração entre as secretarias, para que a maior beneficiada seja a população gonçalense”, disse o secretário.
A mostra foi montada para que o talento das mulheres empreendedoras gonçalenses que integram o Projeto Lidera Mulher possam expor seus talentos em artesanato, pintura e outros trabalhos manuais. São mais de 20 trabalhos carregados de expressividade e sentido, colocados em prática por gonçalenses com talento de sobra.
Kátia Siqueira, que trabalha há 45 anos com artesanato, desenvolve peças de decoração a partir de materiais reciclados e é uma das expositoras. Suas peças expostas são um espelho decorado com botões e peças decorativas feitas através da técnica de topiaria.
“São Gonçalo precisava muito de um evento como esse para legitimar a arte dessas mulheres, que trabalham muito e só não tinham esse reconhecimento. Gosto de trabalhar com a reciclagem e transformar o lixo em luxo”, disse a artesã, que atentou para a necessidade de mais equipamentos culturais recebendo trabalhos de artistas da cidade.
Kátia também destacou a importância dos cursos oferecidos no Lidera Mulher, para que as artesãs desenvolvam o olhar empreendedor para poder ter lucro com seus trabalhos. Além do lado empreendedor, ela também destacou a importância no emocional das participantes, que através do artesanato conseguiram resistir e superar os piores momentos da pandemia de covid-19.
Serviço:
Mulheres que fazem de seus sonhos uma arte
Local: Casa das Artes- Rua Coronel Moreira César, s/nº, Zé Garoto
Horário: 9h às 16h