Dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo) apontam que no último ano o setor de implantes realizou 800 mil procedimentos. Cerca de 12 milhões de brasileiros procuraram o dentista para colocação de aparelhos ortodônticos, o que fez o setor movimentar R$ 850 milhões no país. As vantagens dos implantes são inúmeras, dentre elas a autoestima elevada através do sorriso. Isso está atrelado também com a consequente qualidade de vida e influencia até mesmo na dicção e fala. Outro benefício é a recuperação da estabilidade da arcada dentária e com isso uma melhora na mastigação, segundo especialistas. “Os tratamentos dentários vão muito além da estética.
A primeira ideia é reestabelecer a função mastigatória e atrelado com isso temos a estética correlacionada e a saúde geral como um todo. Um bom relacionamento entre as arcadas dentárias proporcionam uma boa mastigação e uma melhor digestão dos alimentos.
Uma prótese fixa gera no paciente um conforto psíquico com volta a vida social, segurança e confiança”, frisou o professor de pós-graduação em implantodontia Dr. André Salgado, da Oral Unic de São Gonçalo. De acordo com a Abimo é esperado um crescimento de 10,4% no segmento para os próximos anos.
André Salgado. Foto/Divulgação
“Os implantes dentários, ao contrário do que muitos pensam, não doem. Uma extração é bem mais dolorosa, e a instalação dos implantes, apesar de ser um ato cirúrgico, quase não gera dor e quando ocorre, é controlada com medicação. Trabalhamos com implantes de osseointegração rápida e com colocação imediata de um dente provisório e isso proporciona um conforto a mais para o paciente”, garantiu o especialista André Salgado.