Crianças a partir de 10 anos já podem ser vacinadas nesta quinta-feira
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo segue com a vacinação contra covid-19. Nesta quarta-feira, o município recebeu nova remessa de imunizantes (16.458 doses de Pfizer adulto, 6.335 doses de Janssen adulto e 8.229 doses de Pfizer infantil) e autorização para uso da CoronaVac em crianças, o que permite acelerar a vacinação infantil. A partir desta quinta-feira, crianças de 10 anos já podem ser atendidas. O calendário vai baixar uma idade por dia (ver abaixo).
Dia 27 de janeiro – 10 anos
Dia 28 de janeiro – 9 anos
Dia 29 de janeiro – 8 anos
Dia 31 de janeiro – 7 anos
Dia 1 de fevereiro – 6 anos
Dia 2 de fevereiro – 5 anos
A cidade segue vacinando todas as crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas e quilombolas. A secretaria passará a utilizar a CoronaVac na vacinação infantil, assim como a Pfizer infantil. Para os jovens de 12 a 17 anos estão liberadas a primeira e segunda doses. E para os gonçalenses com mais de 18 anos, as duas doses e a de reforço. Os imunossuprimidos têm direito a quatro doses. São 34 postos e clínicas para vacinação infantil e dez para jovens e adultos. É importante que os gonçalenses cheguem aos pontos de vacinação uma hora antes do término da aplicação da vacina para que o expediente termine no horário previsto: 17h.
Documentação – Para a vacinação das crianças com comorbidades ou deficiência permanente, os responsáveis devem apresentar laudo médico ou receita da criança. Os comprovantes devem ter, no máximo, um ano de expedição. Para os indígenas, deve-se apresentar a certidão de nascimento indígena emitida pelo órgão responsável. Para todas as crianças, os documentos necessários são: certidão de nascimento ou identidade, cartão do SUS ou CPF e caderneta de vacinação.
Os pais que não tiverem como levar os filhos para a vacinação devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento. Os pais também devem prestar atenção no intervalo de vacinas. Caso a criança tenha tomado alguma outra vacina, deve-se esperar 15 dias para a vacinação contra o coronavírus.
Acamados – Para as crianças entre 5 e 11 anos acamadas, os responsáveis devem enviar email para: vacina.acamados.sg@
Jovens e adultos – A secretaria continua vacinando contra o coronavírus todos os gonçalenses com mais de 12 anos. A segunda dose pode ser aplicada com intervalo de 21 dias. E a dose de reforço é aplicada naqueles que têm mais de 18 anos e quatro meses de intervalo da segunda dose. O imunizante da Janssen é para os gonçalenses com mais de 18 anos e que têm intervalo de mais de dois meses da dose única. A dose adicional dos imunossuprimidos é aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose. E a dose de reforço para os que já tomaram a dose adicional há mais de quatro meses.
Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.
Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.
Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou 747.192 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 22.255 receberam a vacina da Janssen. Ao todo, 644.450 pessoas foram imunizadas com a segunda dose. Com a dose de reforço estão vacinadas 223.035 pessoas.
Locais de vacinação infantil, de segunda a sexta, das 8h às 17h
Clínica da Criança, Zé Garoto
Posto de Saúde Roberth Koch, Porto da Madama
Posto de Saúde Madre Thereza de Calcutá, Estrela do Norte
Posto de Saúde Wally Figueira da Silva, Rocha
Posto de Saúde Ana Neri, Gradim
Posto de Saúde Jardel do Amaral, Venda da Cruz
Posto de Saúde Armando Leão, Morro do Castro
Posto de Saúde Santa Izabel, Santa Izabel
Posto de Saúde Josyandra de Moura Mesquita, Colubandê
Posto de Saúde Adolfo Lutz, Pacheco
Posto de Saúde de Vila Candoza
Posto de Saúde Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros
Posto de Saúde de Quinta Dom Ricardo
Posto de Saúde de Itaúna
Posto de Saúde Emílio Ribas, Sacramento
Posto de Saúde de Santa Luzia
Posto de Saúde do Portão do Rosa
Posto de Saúde do Jardim Catarina
Posto de Saúde do Mutuá
Posto de Saúde Agenor José da Silva, Jardim Catarina
Posto de Saúde Luiz Paulo Guimarães, Lagoinha
Posto de Saúde Louis Pasteur, Guaxindiba
Posto de Saúde Roberto Silveira, Bom Retiro
Posto de Saúde Ary Teixeira, Marambaia
Posto de Saúde Aníbal Porto, Monjolos
Posto de Saúde do Bandeirantes
Posto de Saúde Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra
Posto de Saúde de Almerinda
Posto de Saúde Juarez Antunes, Laranjal
Posto de Saúde Doutel de Andrade, Maria Paula
Posto de Saúde Floriano Barbosa, Jardim Catarina
Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo
Clínica Municipal Gonçalense Dr. Zerbini, Arsenal
Posto de Saúde Tancredo Neves, Luiz Caçador
Locais de vacinação para jovens e adultos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara
– Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro
– Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa
– Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
– PAM Coelho
– PAM Neves
– Clínica Municipal do Barro Vermelho
– USF Bandeirantes
– USF Vista Alegre
Locais de vacinação aos sábados para crianças, jovens e adultos, das 8h às 12h
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Clínica Gonçalense do Mutondo