WhatsApp Image 2022-01-24 at 20.01.58 - Cópia

Fátima Medeiros - Terapeuta Holística. Foto/Divulgação

Por: Fátima Medeiros – Terapeuta Holística

Alguns dos principais fatores que prejudicam o nosso sono são a ansiedade, as preocupações e os hábitos ruins. Qual dessas opções acontece com você? Acordar com o corpo cansado, sem ânimo; Sono fragmentado; Sono curto; Fome na madrugada. A aromaterapia, somada a mudança de hábitos alimentares e a realização de exercícios, auxilia na produção da melatonina, também conhecida como hormônio do sono. A melatonina é  produzida e liberada quando a quantidade de luz é reduzida. É necessária uma produção  adequada para se ter um sono restaurador.

HÁBITOS QUE PODEMOS ACRESCENTAR NA ROTINA PARA AJUDAR NA PRODUÇÃO DE MELATONINA: Ao se deitar para dormir, evitar estímulos luminosos, como TV, celular e luminária; Jantar no máximo até as 20:30h; Não ingerir café depois das 18h; Manter rituais que nos trazem bem-estar. Os óleos essenciais possuem propriedades que nos ajudam a diminuir nossa ansiedade, nosso ritmo, nossa rigidez, levando ao aconchego e conforto na hora de dormir. Podem ser utilizados no difusor, dentro da fronha do travesseiro (pingar uma gota no algodão ou papel), como perfume pessoal, no banho, spray de ambiente etc.  Alguns óleos que podemos utilizar: Lavanda; Laranja; Bergamota; Ylang Ylang. Na hora de ir dormir, reserve 5 minutos para realizar seu ritual de bem-estar, que se tornará uma rotina que levará a regulação do seu sono.

MEDITAÇÃO E ÓLEOS ESSENCIAIS

A meditação e extremamente útil para administrar o humor, criar uma consciência de si mesmo (a) e promover a concentração.

Quando combinado com o uso de óleos essenciais, fica mais fácil alcançar suas metas de meditação e atingir novos níveis de concentração e inspiração. Por serem tão potentes, os óleos essenciais podem gerar respostas eficazes.

Se você tiver apenas alguns minutos para meditar, o uso de óleos essenciais pode ajudá-lo (a) a centrar-se e focar a mente com rapidez.

Durante a meditação, fazer a difusão de óleos essenciais pode criar um ambiente edificante e de paz, promovendo assim sentimentos de relaxamento que levam à meditação bem-sucedida.

Aplicar óleos essenciais calmantes, estabilizadores ou que proporcionem equilíbrio em regiões como os punhos ou o pescoço vai oferecer um aroma forte que permanecerá durante toda a sessão de meditação.

Fátima Medeiros – Terapeuta Holística. Foto/Divulgação

ÓLEOS QUE PODEM SER UTILIZADOS DURANTE A MEDITAÇÃO E SUAS AÇÕES:

Lavanda – sensação de paz e calma.

Sálvia Esclareia – ambiente calmo

Nardo – sentimentos de calma e relaxamento

Vetiver – estabiliza as emoções.

Fátima Medeiros – Terapeuta Holística. Foto/Divulgação

 Para mais informações e orientações quanto ao uso, WatsApp: 98871-1810. Ou: @fatimamedeiros_rj 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *