Um problema crônico, que vem se arrastando por anos. Entra prefeito e sai prefeito e o alagamento de esgoto na Rua Maria Rita, no Porto Novo, em São Gonçalo continua.
Exatamente em frente ao Condomínio, de 3 blocos, com 80 apartamentos onde moram centenas de famílias . Na realidade, a situação se agravou há cerca de seis meses, devido a entupimento na canalização entre a Travessa Mendonça e o Colégio CEJOP, que gerou acumulo de esgoto a céu aberto. Outro grande problema é que a rede é unificada, de responsabilidade da prefeitura, não tem a água pluvial separada do esgoto. Antes o problema só ocorria quando tinha fortes chuvas, o acumulo de água e esgoto durava cerca de 2 dias, mas hoje as chuvas cessaram e o alagamento continuou.
Foto/Divulgação
Moradores já recorreram e comunicaram a prefeitura, fizeram apelo ao prefeito Capitão Nelson, protesto, manifestação e até pediram ajuda a empresa Águas do Rio. Mas, infelizmente até o momento nada aconteceu. Mesmo com sol forte, nossa equipe comprovou que o alagamento continua. A exatamente 2 meses a prefeitura esteve no local, tirou a terra dos bueiros, tampou os buracos na rua. Mas comentou o erro de não recolher o material e entulho que ficou em cima da calçada, que com a chuva retornou para os bueiros. “Minha maior tristeza foi agora no Natal, recebi a visita de um parente com sua família que veio de São Paulo, e quando fui recebê-lo e autorizar sua entrada, o mesmo ficou com seu carro enguiçado dentro do alagamento de esgoto. O pior foi na hora do almoço, por morar no primeiro bloco, mesmo com janelas fechadas o mau cheiro impregnou meu apartamento. Foi muito triste e constrangedor. Cheguei a chorar muito, além de ficar com sensação de vergonha por morar em São Gonçalo. Ai eu percebi que estamos em completo abandono. Votei no atual prefeito achando que ele ia resolver, mas fiquei na ilusão”, desabafou uma moradora local, que não quis se identificar por conta de represálias. Moradores pedem socorro também a Águas do Rio, a nova empresa que ocupou o lugar da Cedae, para que a mesma realize obras de saneamento na região, com urgência.
Foto/Divulgação
ANÚNCIO DE ACIDENTE
Outra grande preocupação dos moradores do Condomínio da Maria Rita é o acumulo grande de água e esgoto que ocorre na parte de baixo das garagens, que de certa forma pode afetar a estrutura dos prédios e provocar desabamneto. Além dos buracos no afasto, que sempre gera carro enguiçado na frente do condomínio. O problema também prejudica os moradores de casas em volta do condomínio, além do comercio local.