Em reunião, realizada agora pouco, membros da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Gonçalo, decidiram por unanimidade pelo afastamento do vereador Pablo D´água do partido. Segue abaixo a nota oficial:
NOTA OFICIAL DA EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SÃO GONÇALO
Considerando, que a educação deve ser um projeto de Estado, contínuo, estável, jamais deixado ao sabor de políticas flutuantes de governo. A educação é o investimento fundamental da sociedade para seu futuro e a mais segura aposta de cada indivíduo para realizar-se, mesmo nos momentos de maior adversidade. Por isso ua causa desconhece diferenças entre partidos. Considerando, que o artigo 205 da Constituição Federal estabelece que a “educação, direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, destina-se ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; Considerando, ser a educação pública e de qualidade valores fundamentais para o Partido dos Trabalhadores do Município de São Gonçalo; A Comissão Executiva do PT do Município de São Gonçalo, reunida na noite de quarta-feira, 15/12, após ampla discussão, decidiu, por unanimidade, pelo afastamento imediato do vereador Pablo D´água, em razão do lamentável fato ocorrido na última terça-feira, 14/12, quando o parlamentar votou a favor da mensagem do prefeito, Capitão Nelson Ruas (PL), que propôs uma modificação arbitrária do Plano de Carreira dos profissionais da educação da rede municipal, retirando uma série de direitos da categoria e penalizando cada vez os servidores públicos do município de São Gonçalo. O PT de São Gonçalo, através da sua Comissão Executiva, já havia advertido o vereador Pablo D´água, por votar contra as posições do Partido e da Bancada do PT na Câmara Municipal. Neste sentido, e com o voto do vereador Pablo D´água em favor da modificação do Plano de Carreira dos profissionais da educação da rede municipal, indo completamente contra as posições históricas do partido, decidimos pela:
1 – Suspensão imediata dos direitos partidários, inclusive de sua filiação, por seis meses;
2 – abertura e instalação imediata da comissão de ética para apurar tal indisciplina e desobediência do vereador e propor as medidas disciplinares cabíveis pelo Estatuto. Após o afastamento, o vereador responderá no Conselho de Ética do PT- SG, como determina o estatuto partidário, em um processo que poderá culminar com a sua expulsão. Diante do exposto, cumpre salientar, que a Executiva Municipal, por unanimidade, votou pela expulsão do vereador Pablo D´água.
São Gonçalo, 15 de dezembro de 2021.
Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores do Município de São Gonçalo