Quem acompanha minha trajetória profissional no jornalismo, sabe que redijo textos sobre política e políticos com peculiar acidez, e essa virtude (ou defeito) tornou-me avesso alisonjas, bajulações e puxa-saquismo. Costumo ser sempre muito sóbrio, comedido e econômico nos elogios, para não ser contraditório e paradoxal nas críticas.
Hoje, porém, 17 de dezembro de 2021, estou quebrando esse protocolo para fazer uma reverência pública a um político que classifico como diferenciado, sob todos os aspectos, e digno de todo meu respeito e admiração. Trata-se de Jayme Figueiredo, ex-prefeito de Silva Jardim, aniversariante do dia.
Querido pelo povo de sua terra e respeitado até pelos seus mais ferrenhos adversários, Jayme Figueiredoé atualmente uma das lideranças políticas mais influentes da região.
Dotado de elevado espírito público e senso empreendedor, destaca-se pela enorme capacidade de produzir ideias inovadoras, transformá-las em projetos viáveis e executá-los com inteligência e objetividade.
Quem acompanha sua trajetória, tanto na vida pública quanto na vida privada, reconhece a grandeza de seu caráter e o tamanho de seus esforços para não atolar no terreno arenoso do sonho e caminhar com passos firmes no solo firme da realização. Ao descobrir sua vocação inata para gestão pública, esse dinâmico, inquieto e visionário homem do campo, investiu no conhecimento e preparou-se política e administrativamente para dar o melhor de si quando tivesse a chancela eleitoral para defender os interesses da população na Câmara Municipal e na Prefeitura. Elegeu-se vereador em 2016 e elegeu-se prefeito em 2020 com 56% dos votos válidos, a maior votação da história da cidade. Todavia, em decorrência de um erro material no registro do CNPJ partidário, foi penalizado pela Justiça Eleitoral e não pode ser empossado no cargo que a população, maciçamente, o legitimou para assumir.
Diante do impasse jurídico estabelecido com a anulação daquele pleito, uma eleição suplementar foi realizada em 12 de setembro último, e para comprovar, mais uma vez, o quanto acreditam no programa de governo traçado por Jayme Figueiredo, bem como, nas suas ideias de vanguarda para promover desenvolvimento econômico e justiça social em Silva Jardim, os eleitores da cidade, em maioria, foram às urnas consagrar sua esposa Maira, elegendo-a prefeita com uma massacrante e inquestionável votação.
Além de primeiro-cavalheiro do município é também secretário de Governo e, com sua experiência administrativa e habilidade política, tem sido o interlocutor institucional da Prefeitura com o Poder Legislativo, com a sociedade civil organizada e com a imprensa. Com sua capacidade de diálogo, vem estabeleceu também um relacionamento harmonioso e salutar com o governo federal e o governo estadual, que possibilitará a prefeita promover os avanços estruturais que o povo tanto aguarda, precisa e merece.
Por tudo que fez e faz por Silva Jardim, cidade pela qual nutro profundo carinho, deixo aqui meus parabéns a Jaime Figueiredo nesta data em que completa 47 anos de uma vida vitoriosa e exemplar, e peço a Deus que continue dando muita sabedoria, saúde e paz a esse pedreiro humilde que na condição de prefeito promoveu uma faxina ética na governo municipal e deu aula magna de gestão aos engravatados incompetentes e arrogantes que, por décadas, emperraram o desenvolvimento da cidade.
Parabéns, Jaime!
Por: PAULO PINTINHO DOS SANTOS