“Saio da OAB São Gonçalo, de peito aberto, com a consciência tranqüila, e com a sensação do dever cumprido. Deixo as portas abertas e as luzes acesas e casa em boas mãos”, com está frase o atual presidente da OAB São Gonçalo, Eliano Enzo, encerra no fim do mês sua gestão à frente da instituição.
O Dr. Eliano Enzo pertence ao Grupo Colméia, que é formado por centenas de advogados da cidade de São Gonçalo. O grupo marcou sua trajetória espelhada no sucesso de gestão, a prova esta nas eleições deste ano, que foi novamente vencida pelo grupo. Também marcou história ao eleger, em 55 anos, a primeira mulher como presidente da OAB/SG, Dra. Andreia Pereira para gestão de 2022 a 2024. “Fizermos sim uma grande história na cidade, dialogamos com todos os poderes, abrimos as portas da OAB para o cidadão. Trabalhamos bastante para o social, onde criamos algumas comissões, não só dos negros, mas também para o LGLBT, para que todos tenham voz, independente de credo, cor e referencias sexual”, declarou Enzo.
Em sua gestão Enzo conseguiu grandes conquistas, mas destacamos a inauguração da Casa de Advocacia Wagner Salgado de Oliveira, em Alcântara, o novo espaço conta com escritórios digitais e uma central de peticionamento eletrônico com estações de trabalho. Mas nem tudo foram flores, em sua gestão o presidente Enzo passou por muitas dificuldades, teve que ser perseverante e muitas das vezes onde pensava ter apoio se decepcionou. “Lamento muito, mas infelizmente não posso sair sem deixar de expor minha indignação ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Onde não há dialogo com a sociedade e nem com a OAB, um tribunal covarde, onde não há justiça”, criticou Enzo.
Para quem não sabe a OAB, de acordo com o artigo 44 da Lei nº 8.906, a Ordem dos Advogados do Brasil é um serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, que tem o objetivo de:
I – defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;
II – promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.
COMPOSIÇÃO DA OAB: A OAB é composta pelos seguintes órgãos: Conselho Federal, Conselhos Seccionais, Subseções e Caixas de Assistência dos Advogados.
“Combati um bom combate. Fico feliz de ter participado de tudo e ter feito uma advocacia mais forte, mais participativa, com uma nova cara. Hoje, a OAB de São Gonçalo é moderna e democrática e trabalha por justiça de verdade. Vou sentir saudades de ser presidente, fiz grandes amizades ao longo dos anos de trabalho. Mas, tenho e deixo uma grande amiga em meu lugar. Eu, Eliano Enzo, tenho certeza que a Dra. Andreia vai fazer história com uma grande e importante gestão à frente da OAB de São Gonçalo”, finalizou o presidente.