187993

Valor ofertado é de 11 bilhões de euros, quase 60% a mais que o atual valor de mercado da companhia

A empresa de private equity dos Estados Unidos, KKR, apresentou uma proposta para comprar a Telecom Italia, dona da TIM Brasil e principal empresa de telefonia e internet da Itália. A oferta provocou uma agitação na política italiana, pois o governo do país detém quase 10% das ações da operadora e tem o poder de vetar a operação.

O valor ofertado pela KKR foi de 0,505 euro por ação da empresa, o que representaria cerca de 11 bilhões de euros – mais de R$ 69 bilhões -, quase 60% a mais que o atual valor de mercado da companhia, que é de aproximadamente 7 bilhões. Contudo, a proposta estaria sujeita a uma adesão mínima de 51% do capital da Telecom Italia, dando à KKR o controle acionário da empresa. 

O Ministério da Economia italiano, disse que o “interesse dos investidores importantes empresas” nacionais é uma “notícia positiva para o país”. Já o governo garantiu que irá acompanhar de perto o desenvolvimento da oferta, com enfoque em projetos de infraestrutura. “O objetivo do governo é assegurar que esses projetos sejam compatíveis com a rápida conclusão da conexão com banda ultralarga e com a proteção dos empregos”, complementou o Ministério. 

No Brasil, a notícia causou impacto positivo no mercado. Por volta de 13h desta 2ª feira (22.nov), as ações da Telecom Italia subiram quase 4%. Já na Bolsa de Milão as ações da empresa tiveram uma alta de mais de 27%. Fonte: SBT e ANN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *