As vocações e o potencial do Rio de Janeiro são maiores que os limites do estado ou as fronteiras do país, e assim também são os seus desafios. O mundo naturalmente acompanha nossos avanços em função da imagem internacional associada ao carnaval, às belezas naturais, aos grandes eventos. É importante saber usar esse ativo em prol de novas conquistas para a população.
A missão do governo do estado foi percorrer a Europa para garantir novos investimentos, firmar parcerias para impulsionar ainda mais a economia e recuperar um projeto simbólico para as favelas cariocas. O momento de reabertura é uma oportunidade para atrair negócios que contribuam para a superação da pandemia.
Na Itália, serão criados, em parceria com a empresa Enel X, projetos de eficiência energética que vão ajudar a reduzir em até 50% os custos de prédios públicos das secretarias da Educação, Segurança e Saúde.Na Agência Nacional de Turismo,o tema foi o estímulo ao aumento do número de turistas italianos no estado.
O protocolo de intenções assinado por governo, TIM, Leonardo e Enel pretende incluir o Rio de Janeiro no grupo de Cidades Inteligentes, Integradas e Sustentáveis de soluções tecnológicas. Na visita, ainda foi anunciado que Maricá vai receber a nova base de telecomunicações para operadoras de satélites da América Latina, mesmo dia em que acertamos com o Ministério da Cultura italiano o monitoramento de patrimônios culturais, arquitetônicos e sociais do estado com foco em comunidades.
O teleférico do Alemão finalmente será reabilitado. A empresa francesa Poma vai recuperar todo o sistema, em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras que ficará responsável pelas obras estruturais nas estações. Para os moradores do Alemão e de outras favelas, o teleférico significa dignidade. Vamos garantir que o transporte volte a funcionar até o fim de 2022. O novo momento do Rio de Janeiro inaugura uma fase em que o estado também aproveita oportunidades fora do país. Os bons resultados de uma administração eficiente com diálogo político credenciam o governo a fechar novas parcerias e acordos. Existem questões locais, com soluções internacionais e a missão fluminense na Europa vai trazer muitos benefícios a todos os fluminenses.