Foto/Divulgação
Medida visa blindar a instituição fundada pela neta de Cartola e Dona Zica, facilitando a captação de recursos e emendas parlamentares para a preservação da memória do samba
Tradicional guardião da memória do carnaval carioca, o Centro Cultural Cartola — popularmente conhecido como Museu do Samba —, fincado aos pés do Morro da Mangueira, deu um passo importante para garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Firme na defesa das matrizes culturais do Rio, a vereadora e urbanista Tainá de Paula protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 2371/2026, que visa incluir formalmente o espaço na Consolidação das Utilidades Públicas do município.
A medida carrega um peso político e institucional estratégico: o título de Utilidade Pública desburocratiza e facilita a captação de recursos privados, o recebimento de emendas parlamentares, isenções fiscais e a assinatura de parcerias diretas com o poder público. Na prática, a lei blinda a instituição que hoje abriga o maior acervo vivo de memória do samba e do carnaval do país.
Para Tainá de Paula, fortalecer o museu é uma forma de honrar e perpetuar o legado dos grandes baluartes do gênero:
“O Museu do Samba realiza um trabalho inestimável de pesquisa, salvaguarda e valorização das nossas velhas guardas, das baianas e de toda a história do carnaval. Transformá-lo em utilidade pública é uma obrigação do município para garantir que o templo fundado por Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e Dona Zica, continue firme, forte e independente, preservando a nossa identidade.”
O projeto de lei agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A expectativa é de uma tramitação rápida no plenário da Casa.
Fonte: Ascom
