Foto/Divulgação
Definição ocorreu após encontro de gestores da América Latina, mediado pelo prefeito Rodrigo Neves, durante assembleia geral da CGLU, no Marrocos
Niterói foi escolhida para sediar, em maio de 2027, a Reunião Executiva das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), um dos principais fóruns mundiais de cooperação entre governos locais, que reúne lideranças municipais de mais de 140 países. A definição ocorreu durante a Assembleia Geral da entidade, realizada em Tânger, no Marrocos. A escolha da cidade ocorreu após encontro de representantes de países da América Latina mediado pelo prefeito Rodrigo Neves, que contou com gestores do Brasil, México, Argentina, Uruguai e do Equador.

A candidatura da cidade foi apresentada pelo prefeito de Niterói Rodrigo Neves, que preside o Mercocidades – principal rede de governos locais da América do Sul. A escolha reforça o protagonismo internacional de Niterói na promoção da democracia, da inovação e do desenvolvimento sustentável.
“O cenário internacional exige cada vez mais cooperação entre os governos locais. As cidades estão na linha de frente do enfrentamento das grandes crises globais e precisam atuar de forma integrada para construir soluções inovadoras, fortalecer a democracia e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, propomos que Niterói receba a Reunião Executiva da CGLU, ampliando o diálogo internacional e compartilhando experiências bem-sucedidas de gestão pública”, afirmou Rodrigo Neves.
A reunião executiva da CGLU ocorrerá durante a 26ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). Com o tema “Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e a Melhoria dos Serviços Públicos”, o evento reunirá debates sobre inteligência artificial, governança, cidades conectadas, serviços públicos no século XXI e os desafios da democracia diante das mudanças climáticas e das transformações tecnológicas.
