Campanha Junho Vermelho reforça estoques e incentiva a doação voluntária para salvar vidas. Foto/Divulgação: Arquivo Secom | Moisés Bruno
O Serviço Municipal de Hemoterapia da Secretaria de Saúde de Macaé realiza, no próximo sábado (27), o “Dia D” de doação de sangue em alusão à campanha Junho Vermelho, voltada à conscientização e ao incentivo à doação voluntária. A unidade funcionará em horário especial, das 7h30 às 17h, na Rua Doutor Bueno, nº 40, no Centro.
A mobilização faz referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, e traz como tema “Não deixe para amanhã a vida que você pode salvar hoje”. A iniciativa busca reforçar os estoques de sangue, que costumam registrar queda durante o inverno devido às baixas temperaturas, ao aumento das doenças respiratórias e ao período de férias escolares.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas. O hemocentro de Macaé é responsável pelo abastecimento das unidades hospitalares do município e também atende às cidades de Carapebus e Conceição de Macabu.
Para doar, é necessário pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 anos e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade precisam de autorização do responsável legal, enquanto pessoas com mais de 60 anos só podem doar caso já tenham realizado doações anteriormente. O voluntário deve estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e apresentar documento oficial com foto.
As doações são realizadas regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, exceto feriados. Os interessados também podem agendar a doação pelo portal da Prefeitura de Macaé, na aba “Doe Sangue”, ou comparecer diretamente à unidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 3518-1116.
Fonte: www.macae.rj.gov.br
