Casa do Empreendedor - Secretário de Desenvolvimento Econômica (1)

Município registrou aumento de 384% nas licenças realizadas pela Junta Comercial

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio das secretarias de Fazenda, Controle Interno e Desenvolvimento Econômico, registrou a emissão de 731 alvarás nos primeiros três meses de 2021. Com foco na desburocratização, o município, que no início da gestão do prefeito Capitão Nelson assinou o termo de adesão com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), apresentou um aumento de 384% nas permissões concedidas pelo sistema da Junta em relação aos primeiros três meses do ano passado. Nos primeiro trimestre de 2020 foram registradas 151 licenças pelo sistema.

Deste número, vale destacar que, em março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico iniciou no dia 9 a emissão de alvarás para Micro Empreendedor Individual (MEI). Só neste primeiro mês 169 alvarás de MEIs foram emitidos na Casa do Empreendedor de São Gonçalo.

MEI – Com 1213 atendimentos no primeiro trimestre de 2021, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico abriu 112 MEIs nos primeiros 100 dias de governo, contribuindo diretamente para a retomada econômica do município. Segundo o secretário da pasta, Marcio Picanço, a meta é aumentar em pelo menos 10% esse número nos próximos 90 dias.

“Conseguimos nesses primeiros 100 dias tirar muita gente da informalidade e atrair novos investimentos e esperamos aumentar esse número. As pessoas precisam de segurança jurídica e facilidade para se manter no município e estamos trabalhando duro para proporcionar isso aos empreendedores”, comentou Marcio Picanço.

Empregos – Com ações em parceria com Sistema Nacional de Emprego (Sine) para intermediar vagas de emprego, São Gonçalo realizou 280 encaminhamentos nos três primeiros meses do ano. Outra ação foi o cadastro de jovens moradores de São Gonçalo recém-baixados no serviço militar no sistema do Sine.

Convênio – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está firmando um convênio com a AgeRio, que dará condições para empreendedores terem acesso a créditos com juros a partir de 0,25% ao mês e carência de até 12 meses para pagamento.

Salários – Desde o primeiro mês, a gestão do prefeito Capitão Nelson vem privilegiando o funcionalismo com a antecipação dos salários para o último dia útil do mês.

Fotos/Divulgação: Lucas Alvarenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *