Vigilância em Saúde Ambiental também atua no combate ao mosquito Aedes aegypti
Os bairros, prédios públicos e o Centro de Tradições Nordestinas de São Gonçalo recebem sanitização toda semana. O objetivo é conter a proliferação do coronavírus com a aplicação do quaternário de amônia, que tem a função desinfectante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.
O trabalho é feito pela Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, que define os bairros para a sanitização através das informações repassadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que faz o levantamento de quais são os bairros com maior número de casos da doença.
Para eliminar o coronavírus nas unidades de saúde, hospitais e Centro de Tradições Nordestinas é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada. As ruas são sanitizadas com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina.
Além da sanitização contra a proliferação do coronavírus, a Vigilância em Saúde Ambiental também pulveriza inseticida para matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya nos bairros.
Para os dois trabalhos, são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.
A Secretaria Municipal de Saúde usa a tecnologia, mas depende da ajuda da população com ações simples para conter o avanço das doenças. No caso da covid-19, os gonçalenses podem ajudar usando máscaras de proteção, lavando as mãos ou usando álcool em gel quando não for possível lavar as mãos, manter o distanciamento entre as pessoas e só sair de casa se for necessário.
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, basta verificar no quintal de casa se há qualquer recipiente que acumule água, que deve ser esvaziado. Bebedouros de animais devem ser limpos e ter a água trocada todos os dias. A vigilância deve acontecer, principalmente, após dias de chuva. Vale lembrar que até uma folha caída e uma tampinha de refrigerante podem acumular água e virar criadouro de mosquito.
Programação Sanitização:
Segunda-feira (22): Maria Paula, Santa Izabel, Estrela do Norte, Raul Veiga e Vila Três
Terça-feira (23): Boa Vista, Almerinda, São Miguel, Barro Vermelho e Fazenda dos Mineiros
Quarta-feira (24): Porto da Pedra, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina e Salgueiro
Quinta-feira (25): Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Marambaia, Vila Lage e Palmeiras
Sexta-feira (26): Paraíso, Jóquei, Monjolos, Largo da Ideia, Covanca e Itaúna
Programação do controle de arbovirose:
Segunda-feira (22): Gradim, Arsenal e Almerinda
Terça-feira (23): Porto da Madama, Engenho do Roçado, Amendoeira e Jardim Amendoeira
Quarta-feira (24): Coelho, Rio do Ouro e Jardim Nova República
Quinta-feira (25): Boaçu, Várzea das Moças e Jóquei
Sexta-feira (26): Brasilândia, Maria Paula e Vila Candoza
Foto: Renan Otto