O deputado estadual Coronel Salema caminhou nesta terça-feira, dia 29 de setembro, com o candidato a prefeito de São Gonçalo, Roberto Sales. Os dois são filiados ao Partido Social Democrático (PSD).
Nascido em 14 de agosto de 1978, Roberto Sales se mudou para São Gonçalo em 1999. Casado há 15 anos com Elisa Sales e pai da pequena Rafaela de 1 ano, ele trocou as brincadeiras de criança pelas ferramentas de trabalho aos 12 anos de idade.
Antes de entrar para a faculdade e se formar em Administração de Empresas, foi servente de pedreiro, jardineiro, garçom, balconista, catador de lixo, camelô, vendedor, catador de estrume e empacotador.
Depois ocupou cargos em empresas privadas trabalhando em gerência nas áreas de compras, contratos e Recursos Humanos e também em veículos de comunicação. No ano de 2012 foi convidado para se candidatar ao cargo de vereador pelo município de São Gonçalo e logo em sua primeira tentativa na política, sem qualquer experiência anterior, conseguiu alcançar 4.044 votos.
Ele foi membro da executiva municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em São Gonçalo, recolhendo assinaturas quando ainda era Partido Municipalista Renovador (PMR) e ajudando a fundar o partido.
Em 2013, Roberto Sales é convidado a assumir a Secretaria Municipal de Pesca de São Gonçalo. Em sua gestão como secretário, a maior preocupação era elaborar projetos que beneficiassem o pescador artesanal e a população gonçalense. Em 13 meses como secretário, fez diversas ações que trouxeram benefícios para a população, entre elas oferecer peixe apreços populares com o programa “Coma Peixe, mais barato que o Frango”.
Em outubro de 2014, aos 36 anos, Roberto Sales foi eleito Deputado Federal com mais de 124 mil votos,tornando-o o primeiro em número de votos pelo PRB/RJ e o quinto no ranking do PRB Nacional.
Na Câmara Federal, defendeu projetos voltados para pessoa idosa e juventude, lutando para que a terceira idade tenha um tratamento diferenciado nos hospitais e que os jovens tenham acesso ao primeiro emprego.
Também buscou através da Frente Parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de órgãos,lançada em outubro de 2015, estimular o aumento do número de transplantes e de doadores de órgãos no país.
A causa é importante para Roberto Sales, que é transplantado do rim. Ele recebeu a doação de um parente vivo: seu pai que, na época, tinha 74 anos.
Diante da sua experiência de vida, Roberto Sales busca ajudar ao próximo e por isso, há 20 anos, atua na ressocialização de jovens, visita hospitais, abrigos, asilos e instituições voltadas para assistência social. A frase de Sales que melhor sintetiza essa vontade de ajudar o próximo é: “Só tem uma forma de saber a necessidade das pessoas: ouvindo-as”.