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Pesquisa revela que empreender a dois pode fortalecer não só os negócios, mas também o relacionamento. Conheça nove histórias inspiradoras de casais que decidiram caminhar lado a lado no amor e no empreendedorismo
Seja por afinidade, por desejo de ter mais tempo em família ou pelo sonho de um negócio próprio, cada vez mais casais têm escolhido empreender juntos. Um levantamento realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que cerca de 20% dos pequenos negócios no Brasil são comandados por casais. Além disso, 67% desses casais afirmam que trabalhar juntos fortalece o relacionamento, desde que haja alinhamento de metas e uma boa divisão de tarefas.
O franchising, modelo baseado em negócios testados e com suporte da franqueadora, tem se mostrado um caminho natural para muitos desses empreendedores. Conheça nove histórias reais de casais que uniram amor e negócios e têm conquistado sucesso.
1- Água Doce Sabores do Brasil
O engenheiro mecânico Guilherme Gilvan de Moraes Alencar, de 30 anos, e a administradora de empresas Suzana de Almeida Forato Alencar, de 27 anos, são responsáveis pela operação da Água Doce Sabores do Brasil em Sertãozinho, em São Paulo. Eles contam que se conhecem há 15 anos e se casaram em 2016. Antes do casamento, Guilherme já tinha uma empresa no ramo industrial e, após a união, a esposa também ingressou no negócio. “Ela é meu primeiro amor e eu sou o dela. Nunca tivemos outros relacionamentos, e talvez por isso nossa conexão sempre foi tão intensa e verdadeira. Mesmo com todos os projetos na empresa e toda a correria, sentimos falta de um espaço acolhedor e familiar em nossa cidade, um local com bom atendimento, cardápio de qualidade e música agradável. Por aqui já existia uma unidade da Água Doce, mas não ia bem. Como éramos amigos do antigo proprietário, propusemos a compra da unidade. Reunimos nossos esforços, fizemos as reformas necessárias e reativamos a unidade de Sertãozinho da Água Doce”, conta Guilherme. Sobre manter os negócios e a vida a dois, Suzana afirma: “Empreender em casal tem inúmeros benefícios, e o principal é termos o mesmo propósito e objetivos. Caminhamos juntos, com foco e mentalidade alinhados. O maior desafio, sem dúvida, é separar a vida pessoal da profissional, porque mesmo nos momentos de lazer, o assunto quase sempre volta ao trabalho, mas com o tempo, aprendemos a equilibrar. Para quem deseja empreender a dois, o mais importante é alinhar metas, propósitos e expectativas desde o início. Nem sempre será fácil, mas com equilíbrio e apoio mútuo, tudo é possível. E o segredo de tudo é nunca desistir”, finaliza ela.
2- Divino Fogão
Casados há 30 anos, José Ozias da Silva e Silvia Oliveira mergulharam no Divino Fogão como uma aposta do casal. Tudo começou após a saída de José de um banco. Ele conta que sempre foram apaixonados e admiradores do Divino Fogão, na época São Paulo I, quando foi fundado na capital paulista. “Tinha vontade de empreender e com a demissão voluntária da empresa onde trabalhei por longos anos fui em busca de realizar o sonho de ter o próprio negócio”, comenta. Frequentadores do Shopping Penha, na zona leste de São Paulo, e do restaurante da rede localizado no empreendimento, Ozias perguntou ao gerente como fazia para se tornar um franqueado da marca. Coincidentemente, a operação em questão estava em processo de repasse. “Não pensei duas vezes, investi o dinheiro da rescisão e o que tinha guardado. Foi um risco, mas no fim tudo valeu a pena. Conseguimos ter retorno do investimento em menos de um ano”, revela o empresário que está na rede há 26 anos.
Neste meio tempo, Silvia também atuava como bancária, sendo gerente administrava. Após quatro anos que Ozias havia assumido a gestão do restaurante no Shopping Penha, surgiu a oportunidade de expandir os negócios. “O Reinaldo Varela, fundador do Divino Fogão, entrou em contato e sugeriu que investíssemos em uma outra loja, localizada no Shopping Anália Franco. Tivemos uma hora para decidir se era pegar ou largar”, conta Silvia. Nesses 60 minutos, a bancária resolveu pedir demissão da empresa que atuava há 16 anos e enfrentar mais um desafio: também ser franqueada da rede. Hoje, o casal conta com três operações da franquia e são sócios de outras unidades da marca. “O Divino Fogão está presente tanto em nossas vidas pessoais, quanto profissionais. Esse amor foi passado para nosso filho caçula, que é formado em administração de empresas, e já atua dentro da rede”, diz a empresária. Já José Ozias revela que achava que não sabia fazer nada, além de ser bancário, mas encontrou no Divino Fogão uma vocação, em que todos os desafios se tornaram conquistas. “Ser franqueado da marca nos ajudou a crescer e realizar sonhos”, finaliza.
3- Café Cultura
À frente das operações de Piracicaba e Campinas estão o casal Carolyne Albertini Gradim Gava e Rafael Gava. Juntos há 10 anos, eles sempre sonharam em empreender, mas até então não tinha encontrado algo que lhes despertasse o interesse. Com experiência na gerência de bancos, ela atuava na produção de conteúdo e marketing da fábrica de brinquedos da família. Mas, tudo mudou em julho do ano passado, durante férias em Canela (RS). “Conhecemos a unidade da cidade e foi amor à primeira vista. Imaginamos que também poderíamos abrir uma, mas não sabíamos se se tratava de uma franquia. Tivemos a certeza quando, durante uma viagem ao Rio de Janeiro, nos deparamos com um Café Cultura no Shopping RioSul. Fizemos contato e descobrimos que eles estavam com planos de expansão para o estado de São Paulo. A partir daí, depois de amadurecermos a ideia por um tempo, demos início às tratativas”, conta Carolyne.
Ela ainda revela as intenções do casal. “Desde o princípio, apresentamos uma condição à franqueadora: nos tornarmos multifranqueados. Além dessas duas, pretendemos abrir outras cinco unidades até o fim de 2025. Queremos explorar o interior do estado, aumentando nosso raio de atuação”. Apesar de pouca experiência no varejo e nunca ter atuado no setor de franchising, ela relata que tem enfrentado apenas um desafio. “Não tenho nenhum problema em relação aos processos. No entanto, o trato humano, as intermediações entre os diversos profissionais e a supervisão deles tem sido algo bastante desafiador”.
4- 5àsec
O casal Wellington Araújo e Camila Cristina buscou empreender para ter mais tempo com os filhos e uma renda complementar. Os empresários foram os responsáveis por levar a primeira operação da 5àsec para Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. “Meu marido e eu sempre trabalhamos na Grande Rio. São 100 km de distância entre as cidades e, com dois filhos, a rotina começou a ficar sobrecarregada. Por este motivo, buscamos um negócio para abrir na nossa região, ficando mais próximos das crianças e ainda ter uma renda estável e recorrente. Este é o nosso primeiro investimento como empresários e, antes de ingressar juntos no segmento de franquias, avaliamos todas as opções no mercado. O suporte, estrutura e história da marca, além de saber que é um modelo testado no comércio, nos ajudou em definitivo para fecharmos com a 5àsec”, conta Camila.
5- iGUi
Neste Dia dos Namorados, a história de Rochele Bernardes e Rafael Cardoso mostra como amor e parceria também fazem sucesso nos negócios. Franqueados da iGUi, maior produtora e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas, o casal reinaugurou a loja de Porto Alegre (RS) em março, quase um ano após as enchentes que afetaram a região. Durante oito meses, mantiveram as vendas ativas mesmo sem ponto físico, reforçando o poder do empreendedorismo a dois. Rochele e Rafael enfrentaram diversos desafios, fechando negócios de forma remota, até conseguirem reabrir o espaço. “Liderar essa reinauguração é uma alegria imensurável para nós, trazendo uma sensação de alívio e superação”, afirma Rochele.
Atualmente, a iGUi possui 160 lojas em todo o Brasil, além de 140 unidades da TRATABEM — a primeira e única microfranquia especializada em manutenção, tratamento e assistência técnica para todos os tipos de piscinas. O investimento inicial para abrir uma unidade da iGUi parte de R$ 1 milhão, enquanto a TRATABEM exige um investimento a partir de R$ 75 mil.
6- LavPop by 5àsec
Luana Bastos e Marcelo Wright são franqueados da LavPop by 5àsec, marca de lavanderia autosserviço. Há um ano à frente da operação, o casal teve a ideia de investir em um negócio próprio após 10 anos de moradia na Angola. “O Marcelo recebeu uma proposta de uma empresa para atuar na área de TI no País. Enfrentamos este desafio de nos mudarmos para o exterior e nos estabelecermos em outro local. Com o nosso retorno para o Brasil, mais precisamente em Belo Horizonte, Minas Gerais, decidimos que o caminho do empreendedorismo era uma alternativa para resgatarmos nossas raízes e termos segurança financeira”, comenta Luana, que é advogada.
A escolha da LavPop se deu após pesquisas. O casal já tinha em mente ter um negócio que não necessitasse de funcionários, logo a lavanderia autosserviço foi uma opção viável a ser escolhida. “Já conhecíamos a 5àsec na Angola e em outros países. Por ser uma empresa mundial e com anos de atuação, além da seriedade do negócio, optamos por investir no segmento. Neste um ano de operação, desenvolvemos o empreendedorismo e aprendemos na prática como é fazer a gestão de uma empresa própria e manter o nível de excelência do negócio. E, deu tão certo que está em nossos planos expandir com a LavPop para a região metropolitana da capital mineira”, finaliza Luana.
7- Microlins
A história de Lara Falcão e Matheus Sperandio começou em uma festa universitária há quase sete anos. Após uma dança de menos de cinco segundos, os dois não se separaram mais. Da vida em casal, os dois partiram para serem parceiros também nos negócios com a gestão de uma escola da Microlins, em João Monlevade, há 110 km da capital de Minas Gerais. Lara conta que a família já tinha uma veia empreendedora. “Tinha 22 anos e meu noivo, na época namorado, tinha 24. Nós dois atuávamos em empregos formais quando recebemos uma proposta de uma multifranqueada da rede para assumir uma operação em Minas Gerais. Somos naturais de Colatina, no Espírito Santo, e em uma semana resolvemos pedir demissão das empresas e seguir esse sonho”, revela.
Os dois assumiram a escola em outubro de 2021 e contam que o início foi bem desafiador, já que nenhum deles tinha experiência em gerir um negócio próprio. “Buscamos nos capacitar e aprendemos na prática enquanto fazíamos a administração do negócio. Hoje, a escola de Monlevade é a segunda com maior faturamento da rede em Minas Gerais. Com o sucesso da unidade, estamos ampliando nossa atuação na Microlins com a abertura de uma nova operação em Itabira, no estado mineiro”, comenta Matheus, que também revela que a maturidade do casal foi essencial para o sucesso tanto na vida pessoal, quanto nos negócios.
8- Prepara Cursos
Desde 2016, Sérgio Rodrigues da Silva e Karina Caixeta, ambos naturais de São Paulo Capital, são sócios no amor e nos negócios. A história deles atravessou as portas da academia onde se conheceram e, juntos, se tornaram empreendedores e donos de seus próprios negócios. Após 18 anos atuando no setor automobilístico, Sérgio decidiu que era o momento de ter algo fora do mundo corporativo. Com ajuda da esposa que tem expertise no setor educacional e depois de pesquisar marcas atuantes no mercado em questão, o administrador decidiu investir em uma franquia. “Nossa história no empreendedorismo começou em 2017 com a entrada no franchising. De lá para cá, nos tornamos franqueados Prepara Cursos no bairro de Pimentas, em Guarulhos, e em Sapopemba, zona leste de São Paulo”, revela o empresário.
Para conquistar o sucesso nos negócios, Sérgio revela que no início enfrentaram alguns desafios na gestão das escolas, principalmente por ainda estarem aprendendo a dividir as responsabilidades. “Com a sede de fazer o negócio crescer, nós dois tínhamos uma opinião e foi nesse ponto que identificamos o erro de cada um. Passamos a valorizar as habilidades individuais para prosperar. Por exemplo, eu tenho experiência em administração, então fiquei responsável pelo financeiro das escolas. Já a Karina é formada em Direito, logo as questões jurídicas e de Recursos Humanos ficou sob o guarda-chuva dela. Assim, conseguimos organizar e gerenciar mais de 36 colaboradores e mil alunos”, ressalta. Além do casal como franqueados, eles contam com mais um sócio, que divide as atribuições na administração das duas escolas de ensino profissionalizante em operação.
9- Rockfeller
Recém-casados, Jaína Kaeski Pelli e Vinicius Freitas Pelli deixaram a estabilidade de suas carreiras para apostar em um sonho em comum: abrir uma unidade da Rockfeller Language Center em Foz do Iguaçu (PR). Ela, formada em Letras e com especialização em Neuropsicopedagogia e Metodologia da Língua Inglesa. Ele, administrador com MBA em Marketing e especializações em Empreendedorismo, Coaching e Neurociências. Juntos, uniram suas expertises pedagógica e estratégica para enfrentar o desafio de empreender em uma nova cidade. Há seis anos à frente da franquia, o casal mantém uma divisão clara de responsabilidades — Jaína comanda a área pedagógica, enquanto Vinicius lidera o setor comercial — e garante que o respeito mútuo e o diálogo constante são essenciais para equilibrar a vida profissional e pessoal.
A complementaridade foi um diferencial no crescimento do negócio e no fortalecimento do relacionamento. “Quando respeitamos o tempo e o jeito de pensar do outro, tudo flui com mais leveza”, afirmam. Eles já planejam expandir e deixam um conselho para quem deseja empreender em casal: “Conversem de verdade, dividam responsabilidades e usem os talentos de cada um a favor do negócio.”
Fonte: Ruhama Rocha