unnamed - 2023-03-14T112158.770

Foto/Divulgação: Freepik

A Netflix é conhecida pela inovação de revolucionar a indústria de entretenimento por meio da tecnologia. O que muitos não sabem é que muitas dessas dessas lições da gigante do streaming podem ser aplicadas no varejo, principalmente quando se trata do uso de software como serviço (SaaS), modelo utilizado pela plataforma.

Para o varejo, a tecnologia SaaS pode facilitar as operações diárias, como processar transações de vendas e gerar relatórios precisos. Além disso, ela é capaz de reduzir custos com infraestrutura de TI, oferecer maior escalabilidade e flexibilidade para lidar com picos de demanda, além de permitir que as equipes acessem as informações de qualquer lugar e dispositivo com conexão à internet.
 

É exatamente o que acontece quando você quer ver um filme na Netflix: você só precisa dos dados de acesso e pode utilizar o aplicativo em qualquer aparelho. Avaliando a transformação digital que a tecnologia SaaS pode oferecer ao varejo, Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, elenca as três principais lições que o varejo pode aprender com a Netflix sobre o uso da tecnologia SaaS. Confira:
 

1. Facilidade de integração

A Netflix usa uma variedade de aplicativos e tecnologias para fornecer a melhor experiência possível aos seus assinantes por meio do uso de SaaS. A empresa faz uso do recurso de APIs (interfaces de programação de aplicativos) para integrar seus sistemas com outros serviços e dispositivos, como o Google Assistant e o Amazon Alexa, permitindo que os usuários controlem a reprodução de vídeos por comandos de voz.

 

O varejo pode utilizar também a tecnologia para facilitar operações de integração que ocorrem de forma rápida e simples, tornando a gestão do negócio muito mais eficiente. “Muitas soluções SaaS oferecem APIs que permitem a integração com outros sistemas de forma simples e eficiente para facilitar operações como gerenciamento de estoque, software de gestão financeira e ferramentas de marketing, otimizando a tomada de decisões para o varejo”, destaca Dias.

 

2. Backups periódicos

A gigante do streaming usa a SaaS para realizar backups periódicos de seus dados, garantindo que eles estejam seguros e atualizados. A empresa usa um serviço baseado em nuvem, que possibilita o armazenamento e gerenciamento de dados de forma centralizada, sem a necessidade de administrar sua própria infraestrutura de backup.
 

No segmento do varejo, que depende de dados precisos e atualizados sobre seus clientes, produtos e vendas, essa estratégia é fundamental para o sucesso do negócio. “O uso da solução de backup SaaS pode ajudar o varejista a proteger seus dados de maneira eficiente, segura e automatizada, enquanto oferece escalabilidade e acessibilidade para lidar com mudanças nas necessidades de backup”, diz o executivo.

 

3. Redução de custos

Não há dúvidas de que reduzir gastos na operação do negócio pode otimizar a rentabilidade do empreendimento. A Netflix, por meio da infraestrutura de nuvem da Amazon Web Services (AWS), usa uma solução SaaS que oferece serviços de computação em nuvem para empresas. Com isso, a plataforma não precisa investir em hardware, software ou infraestrutura física para gerenciar seus serviços.

 

Para o setor do varejo, a lógica de negócio não é diferente. O uso de SaaS pode apresentar uma grande redução de custos para o setor, já que não é necessário investir em hardware e licenças de software com alto custo. Além disso, grande parte das soluções SaaS são pagas com base em uso.

 

“O SaaS pode ser uma opção atrativa para o varejo que busca reduzir custos e melhorar a eficiência operacional em diversas áreas do negócio. Com a estratégia, é possível escalar rapidamente as demandas do negócio, reduzir o custo total de propriedade e otimizar a eficiência operacional”, finaliza Dias.

 

Sobre a Nexaas

Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *