Propriedades dos produtos naturais trazem benefícios para respiração, tosse e inflamações
A variação de temperatura, com a chegada das estações mais frias – o inverno começou oficialmente no dia 20 de junho –, faz nossa imunidade baixar a níveis assustadores e, com isso, aumentam os riscos de doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado, rinite e sinusite.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o inverno de 2023 foi o mais quente das últimas décadas, com termômetros acima dos 30°C e, por vezes, seguidos de um frio intenso. Pra amenizar os efeitos da amplitude térmica de forma natural, a aromaterapeuta fundadora da Harmonie Aromaterapia Daiana Petry criou uma lista de sugestões de óleos essenciais capazes de trazer benefícios à nossa saúde nessa época do ano:
Tea tree – Melaleuca
Composição química: Terpinen-4-ol e gama-terpineno.
Imunomodulador, antimicrobiano e antiviral. É útil para prevenir infecções respiratórias.
Como utilizar: 3 a 4 gotas no difusor de ambientes.
Óleo essencial de olíbano
Composição química: D-limoneno e Alfa-pineno.
Reduz a inflamação, calmante e expectorante. É indicado para aliviar desconforto respiratório e a tosse.
Como utilizar: 3 gotas em 10ml de óleo vegetal de sua preferência. Aplique na forma de massagem na região do peito e garganta. 3 vezes ao dia.
Óleo essencial de limão siciliano
Composição química: D-limoneno e gama-terpineno
Melhora o humor, reduz o cansaço, ansiedade, estresse e favorece a imunidade.
Como utilizar: 3 a 4 gotas no difusor de ambientes.
Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. O livro ainda ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural.
O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.
Fonte: Marcelo Boero