Evento, apoiado pelo Governo do Estado, vai contar com cerca de 40 mil participantes que estarão entre as provas de 5, 10, 21 e 42K
É neste fim de semana em meio ao feriado de Corpus Christi, de 8 a 11 de junho, que será realizada a 21ª edição da Maratona do Rio, um dos maiores e mais antigos circuitos de corrida da América Latina. O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, é um dos apoiadores da competição, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Cerca de 40 mil participantes vão desbravar os tradicionais percursos de 5K, 10K, 21K e 42K. Além disso, este ano o circuito traz novidades, como o Desafio Cidade Maravilhosa, onde o corredor poderá participar de duas provas. E para quem quiser acompanhar remotamente, haverá transmissão inédita do evento pelo canal ESPN.
– A Maratona do Rio reforça nossas potencialidades em relação ao esporte e ao turismo fluminense. A realização de grandes eventos como esse no Estado do Rio demonstra que resgatamos nossa credibilidade e seguimos prontos, em diferentes áreas, para oferecer o nosso melhor. A Maratona do Rio é motivo de orgulho para todos nós e estamos de portas abertas para receber cada participante – declarou o governador Cláudio Castro.
Serão realizadas cinco provas em dois dias diferentes. No sábado, dia 10, largam os corredores da prova mais curta, de 5K, e os inscritos para a meia-maratona de 21K. Já no domingo é a vez de quem vai correr os 10K, e de quem vai encarar o circuito completo de 42K. As provas mais longas vão permitir que os corredores passem por pontos da Zona Sul e também do Centro. Pelo caminho eles irão se deparar com algumas das mais belas vistas da cidade, as praias de Ipanema e Copacabana, a baía de Botafogo e o Museu do Amanhã.
– Em mais um ano a Maratona do Rio demonstra todo potencial atrativo do nosso estado, reunindo participantes do país inteiro e consagrando essa prova no calendário dos grandes eventos esportivos. Para nós, do Governo do Estado, essa parceria fortalece a determinação de oferecer todo apoio possível para que os grandes eventos sejam realizados com sucesso, ajudando a movimentar a economia e a trazer mais transformação social para a população – comentou o Secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Nesta edição haverá a Arena Maratona com Arte, que traz um verdadeiro festival de música gratuita para divertir e relaxar o público antes, durante e após as provas. Entre os nomes confirmados estão Mart’nália, que se apresenta no sábado, dia 10, ao lado do Carrossel de Emoções. No domingo, dia 11, é a vez de Toni Garrido e do Samba Independente dos Bons Costumes se apresentarem. A animação também estará presente já no período de entrega dos kits, nesta quinta, dia 8, e sexta, dia 9, e também durante o percurso. Diversos blocos de carnaval vão tocar em alguns pontos do circuito. Quem passar pela Marina da Glória para buscar os kits nesta quinta e sexta poderá aproveitar o aulão da Equipe Puga, a animação do bloco Fanfarrinha e a apresentação da Orquestra Imperial. Já na sexta, dia 9, terá aulão do Thi Squad e show do grupo Cozinha Arrumada.
Público de fora do Rio chega em peso para a competição
Até o momento, a produção do evento contabiliza cerca de 2 mil corredores estrangeiros e 67% de participantes de fora do Rio. A ideia é que mais ações de divulgação ocorram nas outras grandes provas do mundo para atrair ainda mais pessoas de outros países para o evento nacional.
Maratona do Rio 2023 com mais novidades
As novidades na Maratona do Rio incluem organização diferenciada na realização das provas. Serão duas por dia, sendo 21K e 5K no sábado, 42K e 10K e no domingo, o atleta pode correr mais de uma prova e criar seus próprios desafios, pelo Desafio Cidade Maravilhosa.
A Maratona do Rio também trabalhou em um novo fluxo de dispersão na chegada, que inclui um espaço maior para o desaquecimento após o portal de largada, um novo formato de distribuição dos itens pós-prova, além do novo posicionamento dos portais de chegada.
Quem fizer a prova dos 5K poderá escolher entre correr e caminhar. Haverá ondas de largada diferentes para os públicos, proporcionando uma prova ainda mais confortável para os atletas.